evim sensin izle

Odontologia

odontologia

 

 

O PROFISSIONAL - PERFIL DO EGRESSO

 

O egresso no curso de graduação em Odontologia tem como perfil o Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade, em benefício da sociedade.

OBJETIVOS

• Formar um profissional capaz de promover a qualidade de vida e buscar o aperfeiçoamento permanente, incentivando a atualização dos conhecimentos adquiridos durante a sua formação.

• Capacitar o profissional para atuação no planejamento de ações e gestão desenvolvido em âmbito público e privado.

• Promover uma abordagem ética e humanística do ser humano.

• Estimular a compreensão da importância da cavidade bucal no contexto psicológico na formação do indivíduo.

• Sensibilizar para o reconhecimento de suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral, atuando de forma ética e comprometida com a melhoria da saúde bucal e a promoção e preservação da saúde geral do paciente.

• Incentivar a busca da vigilância à saúde por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas em todos os níveis de complexidade assistencial, voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

• Capacitar profissionais para o trabalho inter e multidisciplinar, visando à satisfação das necessidades dos indivíduos e das coletividades onde exercem a sua função, tendo como meta a promoção da qualidade de vida.

• Executar, semestral ou anualmente, de forma isolada ou em parceria, um ou mais projetos que consistam em atividades além da sala de aula, envolvendo professores e alunos na promoção da qualidade de vida.

• O Cirurgião-Dentista deve atuar tendo como princípio a promoção da saúde bucal da população, num contexto onde embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência da cárie e das doenças periodontais.

MERCADO DE TRABALHO E ATUAÇÃO DO ODONTÓLOGO

Ao término do curso, o egresso poderá desenvolver suas atividades nas seguintes áreas:

Clínica geral: Restaurar e extrair dentes. implantar próteses.

Dentística restauradora: Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.

Endodontia: Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia: Diagnosticar e tratar doenças da boca.

Implantodontia: Fazer cirurgias e próteses.

Odontogeriatria: Cuidar da saúde bucal do idoso.

Odontologia legal: Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.

Odontologia para pacientes especiais: Atender pacientes com necessidades especiais (pacientes em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).

Odontologia em saúde coletiva: Atuar em planos de saúde e cooperativas e na montagem de programas de assistência social.

Odontologia do trabalho: Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.

Odontopediatria: Tratar problemas bucais e dentes de crianças.

Ortodontia: Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.

Patologia bucal: Fazer exame laboratorial para identificar doenças.

Periodontia: Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.

Prótese dentária: Projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia: Diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X.

Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: Diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.

RESUMO DO CURSO

Duração do curso: 5 anos

Turno:

Matutino

Vespertino

Noturno

Coordenador (a): Fabianni Magalhães Apolonio

Telefone da Coordenação: 2101-1044

Localização: Av. Constantino Nery, 3000 - CEP 69050-000 

DownloadPPC DO CURSO

Download - MATRIZ CURRICULAR

Contato

Av. Constantino Nery 3204
CEP 69050-000 

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(92) 2101 1000

(92) 2101 1030

Conecte-se